quarta-feira, 9 de abril de 2008

"15por15" - Confraria de S. Gonçalo no programa 1!

Preservação e promoção da tradição

Confraria de S. Gonçalo na primeira pessoa


Mário Cruz abriu as portas da Confraria de S. Gonçalo, para contar ao “15por15” um pouco sobre as actividades que hoje-em-dia se realizam, e contar algumas histórias dos tempos de fundação.


Com quase vinte anos de existência oficial, esta associação cultural de Aveiro, representa a preservação e promoção, interna e esterna, da tradição de Aveiro, desde a gastronomia, à música, passando pela escrita ou a pintura.

Mário Cruz já foi várias vezes eleito presidente da Confraria de S. Gonçalo. Confraria que começou por ser no início da década de 80, um grupo de alunos do antigo Liceu Nacional de Aveiro, auto-intitulado de «Os Romanos».

Os seus membros tinham por hábito reunir-se para jantares, sendo que depois, era comum escrever uma crítica, positva ou não, em relação ao restaurante, à comida, no semanário Litoral.

Só a 11 de Maio de 1989 a Confraria de S. Gonçalo se tornou numa associação, porque pretendiam publicar um livro que compilasse os vários artigos escritos.

A Confraria conta já com sete livros publicados:
- Aveirismos Gastronómicos;
- Aveirismos Gastronómicos salpicados com poesia;
- Aveirismos Gastronómicos e Receituário Cagaréu;
- Merdiolace de Aveiro ad vsvm maledicentvm;
- Som da maresia;
- Humor Aveiro;
- Ovos Moles de Aveiro,

Com a edição do jornal “Pasquim”, estando agora a trabalhar num CD e talvez num DVD, contendo as músicas tradicionais e inéditas do grupo da Confraria “Cantata”.

No programa 1 do "15por15" não perca a entrevista a Mário Cruz, presidente da Confraria de S. Gonçalo.

Para ficar a saber mais acerca da Confraria de S. Gonçalo visite: http://www.gastronomias.com/confrarias/goncalo.html

Sem comentários: